Ideli quer ser 'comadre de todos' no Congresso

Com fama de briguenta, a nova ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, declarou hoje que deseja ser uma "comadre de todos", ao definir o relacionamento que manterá com os parlamentares no âmbito de suas atribuições. Ela também adiantou que sua prioridade no novo cargo será aprovar na próxima semana a Medida Provisória 527, que flexibiliza as regras de licitações para as obras da Copa do Mundo de 2014. "É a tarefa da hora", definiu.

ANDREA JUBÉ VIANNA, Agência Estado

10 de junho de 2011 | 19h45

Em seu último ato como ministra da Pesca - a assinatura de um convênio com o Ministério do Meio Ambiente -, Ideli também apontou como prioridade de sua pasta a aprovação do Código Florestal no Senado, de acordo com o "interesse do povo brasileiro e da sustentabilidade".

Ideli participou da primeira reunião com os senadores do PT para discutir o novo código, ao lado de seu antecessor no cargo, Luiz Sérgio, e da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A petista considerou uma vitória inicial da articulação política do governo a escolha da Comissão de Meio Ambiente como a "comissão de mérito" para votação da matéria, onde o relator é o petista Jorge Viana (AC). "Acredito que teremos um desfecho vitorioso no Senado", declarou.

A nova ministra afirmou que pretende estabelecer um relacionamento com o Congresso nos termos em que construiu com a colega Izabella Teixeira, a quem chama de comadre. "Com esse mesmo espírito vamos juntas lutar pela modernização da legislação do meio ambiente", declarou, em relação ao Código Florestal.

Ideli e Izabella assinaram hoje um ato conjunto que estabelece normas permanentes sobre permissões para embarcações de pesca e uso sustentável dos recursos pesqueiros, envolvendo regras sobre períodos para pesca de determinadas espécies, equipamentos e tamanho de barcos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.