
13 de junho de 2011 | 16h37
Ao tomar posse no cargo em solenidade realizada hoje no Palácio do Planalto, a nova ministra afirmou que manter uma relação de "respeito" com todos os partidos que compõem a base aliada será a "tarefa central" de sua gestão à frente da nova pasta. Ela ressaltou que, paralelamente, estabelecerá um "debate respeitoso e republicano com a oposição".
Numa alusão indireta à utilização de cargos e nomeações no governo como ferramentas de trabalho da articulação política do Planalto, a nova ministra frisou que a "argumentação" será a arma que utilizará no cotidiano aos que desejarem discutir com ela e com o governo "os grandes temas nacionais". Ideli enfatizou que seu trabalho será "conversar, conversar, conversar e negociar" com os líderes da base e da oposição no Congresso.
Apesar do discurso de respeito com os aliados e a oposição, Ideli lembrou que será firme e saberá dizer "não" quando for preciso. "Quando necessário vou dizer não, mas com amabilidade". Ao final, ela ressaltou que caberá a ela apenas "coordenar" a articulação política do governo, porque esta é uma tarefa que compete a todos que participam da gestão da presidente Dilma Rousseff.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.