Ideli assume articulação política; Luiz Sérgio vai para Pesca

A presidente Dilma Rousseff fez um troca-troca ministerial nesta sexta-feira e nomeou a ministra Ideli Salvatti para a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) no lugar de Luiz Sérgio, que vai para o Ministério de Pesca e Aquicultura.

REUTERS

10 de junho de 2011 | 16h55

Ideli afirmou, em entrevista logo após o anúncio, que está comprometida a fazer um trabalho "harmonizado" com a base do governo e todos os outros entes da federação.

A troca de cadeiras foi decidida por Dilma em reunião no início da tarde desta sexta com Luiz Sérgio, da qual Ideli participou mais tarde.

A posse ocorrerá na segunda-feira, dia 13, informou a Presidência da República em nota.

A atuação do petista na articulação política do governo vinha sofrendo críticas de aliados, que apontavam deficiências no diálogo entre o Executivo e o Congresso.

Luiz Sérgio, também em entrevista a jornalistas, negou desarticulação da base do governo.

A permanência de Luiz Sérgio na pasta de Relações Institucionais ficou praticamente insustentável com a crise em torno do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci, quem de fato liderava a negociação política do Planalto.

Ideli, no entanto, está longe de ser um consenso entre parlamentares. Candidata derrotada ao governo de Santa Catarina em 2010, a petista foi líder do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Senado, período em que acumulou desgaste com colegas peemedebistas e da oposição.

As mudanças encerram uma semana turbulenta no governo da presidente Dilma. Palocci, ex-ministro forte de seu governo, pediu demissão em meio a denúncias decorrentes de seu aumento patrimonial.

(Por Hugo Bachega e Jeferson Ribeiro)

Tudo o que sabemos sobre:
POLITICAMINISTROSTROCA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.