Hillary diz que luta do Brasil contra corrupção é exemplo

Em conferência anual de iniciativa pela transparência de governos, secretária de Estado dos EUA diz que Brasil estabelece padrão global.

Alessandra Corrêa, BBC

17 de abril de 2012 | 11h54

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse nesta terça-feira em Brasília que a luta do governo da presidente Dilma Rousseff contra a corrupção é um exemplo a ser seguido por outros países.

"Seu comprometimento com abertura e transparência, sua luta contra a corrupção, estão estabelecendo um padrão global", disse Hillary, ao discursar na abertura da conferência anual da Parceria para Governo Aberto, iniciativa liderada em conjunto pelo Brasil e pelos EUA.

"Não há melhor parceiro que o Brasil", disse a secretária.

Iniciada há um ano com oito países, a iniciativa já tem a adesão de 55 nações, além de diversas organizações da sociedade civil.

Os países se comprometem, de maneira voluntária, a adotar práticas que melhorem a transparência e combatam a corrupção.

"Nós sabemos que a corrupção mata o potencial de um país", disse Hillary. "A cura a para corrupção é abertura."

A conferência em Brasília reúne representantes dos governos e sociedade civil dos países integrantes da parceria, que durante dois dias vão discutir desafios e exemplos de iniciativas que deram certo. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Tudo o que sabemos sobre:
tophillary clintonbrasiliacorrupcao

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.