Hartung, Serra e Cabral irão a anúncio do pré-sal

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, embarcará hoje para Brasília para comparecer ao anúncio do marco regulatório do pré-sal. De acordo com ele, os governadores do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, e de São Paulo, José Serra, também irão ao evento. Ele participou hoje da abertura do 27º encontro econômico Brasil-Alemanha, que está sendo realizado em Vitória. Hartung informou que a decisão de participar da reunião foi tomada após o jantar de ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

ALBERTO KOMATSU, Agencia Estado

31 de agosto de 2009 | 12h45

"Tivemos ontem à noite uma reunião extremamente positiva. Foram resolvidas duas questões básicas importantes. A primeira relativa ao tratamento diferenciado que está previsto na Constituição aos Estados produtores de petróleo", disse, complementando que a reunião de ontem à noite consolidou a visão que Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo vinham defendendo.

"E o segundo elemento importante é o aprofundamento da questão. Ficou acertado que os projetos vão ao Congresso, mas não em regime de urgência, o que permitirá que a Nação, os parlamentares e as nossas bancadas possam discutir e aprofundar um tema tão importante." A declaração de Hartung contrasta com declaração dada hoje pelos deputados José Sarney Filho (PV-MA) e Cleber Verde (PRB-MA). Após deixarem a reunião ministerial e do conselho político sobre o pré-sal, ambos afirmaram que o presidente Lula pedirá urgência para os projetos. Hartung ressaltou a importância dos royalties do pré-sal para enfrentar obstáculos como a educação da população brasileira.

Tudo o que sabemos sobre:
pré-salmarco regulatório

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.