Reprodução
Reprodução

Hacker invade blog do Palácio do Planalto

Invasor reproduziu foto da Marcha Contra a Corrupção e, em frase, pediu a aplicação do Ficha Limpa e voto aberto no Congresso; página foi normalizada por volta das 9h

Ricardo Valota, do estadão.com.br,

13 de outubro de 2011 | 06h13

SÃO PAULO - Um hacker invadiu, na madrugada desta quinta-feira, 13, o blog do Palácio do Planalto. O autor da invasão identifica-se como "@DonR4UL, o hacker beleza".

Acima da foto, na qual manifestantes aparecem em Brasília realizando um ato contra a corrupção (vassouras simbolizando uma faxina no país), aparece a seguinte frase: "POLITICO DEVE SER ÍNTEGRO, INCORRUPTÍVEL ! FICHA LIMPA JÁ! VOTO ABERTO NO CONGRESSO". Esse ato em Brasília foi um dos vários ocorridos nessa quarta-feira, 12, em algumas capitais, após os internautas agendarem o protesto via redes sociais.

Nas mensagens postadas pelo invasor, aparecem trechos de músicas de Raul Seixas. O hacker também faz um apelo e diz: "Brasileiros, acredite em vocês, Salvem o BRASIL !"

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, a página do blog foi normalizada às 8h57 e a equipe técnica do Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) ainda investiga de onde partiu o ataque. A assessoria de imprensa da empresa informou que a base de dados do blog não foi danificada.

Histórico. Em junho, sites oficiais foram alvos de ataques virtuais em série. Ações, reivindicadas por grupos de internautas, deixaram foram do ar páginas oficiais da Presidência da República, Receita Federal, Portal Brasil, Petrobras e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualizado às 10h15

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.