Gustavo Fruet anuncia na quarta-feira saída do PSDB

Ex-deputado federal disse que 'silêncio' sobre sua reivindicação de assumir direção municipal em Curitiba motivou a decisão de deixar o partido

Gustavo Uribe, da Agência Estado

12 de julho de 2011 | 18h35

O ex-deputado federal Gustavo Fruet irá anunciar na quarta-feira, 13, a sua saída do PSDB. A decisão do tucano será comunicada em entrevista coletiva, convocada para as 10 horas, em seu escritório político na capital paranaense. Em entrevista, concedida nesta terça-feira, 12, à Rádio da Liderança do PSDB no Senado, o ex-parlamentar confirmou a sua saída e justificou a decisão ao "silêncio constrangedor" da sigla sobre sua reivindicação de assumir a direção municipal do partido em Curitiba.

"Eu sempre defendi clareza por parte do PSDB, esse silêncio reinou e eu entendo que agora é o momento de se tomar um novo caminho, sem mágoa, sem ressentimentos", afirmou. O ex-deputado federal informou ainda que enviará ainda nesta semana uma carta à direção nacional do PSDB para anunciar a sua saída. "Apesar de todas as tentativas, foi negada a possibilidade de um diálogo", afirmou.

No anúncio, marcado para quarta-feira, 13, o ex-parlamentar irá reafirmar a intenção de concorrer à Prefeitura de Curitiba em 2012, mas não deve anunciar a qual sigla irá se filiar. A tendência, segundo aliados, é de que o ex-deputado federal ingresse no PDT, em um acordo que teria a chancela do PT. Fruet, contudo, ainda não definiu a questão e ainda estuda convites feitos pelo PMDB, PV e PSD, sigla que tem como fundador o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

O desembarque de Fruet do PSDB é o desfecho de uma crise que se estende desde o início do ano. Após perder a corrida ao Senado, em 2010, o ex-deputado federal iniciou articulações dentro da sigla para se viabilizar como candidato tucano à Prefeitura de Curitiba em 2012. O ex-parlamentar, contudo, encontrou resistência junto ao governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), que apoiaria a reeleição do atual prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB).

Tudo o que sabemos sobre:
saídaPSDBGustavo Fruet

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.