Grupo Estado fecha parceria com FGV-Rio para monitorar redes

Relatório da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da instituição no Rio será publicado toda semana pelo ‘Broadcast'

Redação, O Estado de S. Paulo

15 Março 2018 | 05h30

O Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, fechou parceria com a FGV-Rio para acompanhar os debates e as repercussões dos principais acontecimentos da política nacional nas redes sociais. 

Semanalmente, será publicado com exclusividade no Broadcast Político o relatório Dapp Report – A Semana em Dados, elaborado pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (Dapp-FGV). O material também será divulgado nas versões impressa e digital do Estado

O trabalho vai analisar o impacto nas redes sociais das propostas surgidas no processo da disputa eleitoral e vai traçar tendências sobre os assuntos que devem estar no radar dos candidatos.

“A equipe não escolhe os assuntos, a pauta nos escolhe. Acompanhamos os temas políticos e econômicos de forma ampla e ainda fazemos prognósticos de acordo com o que as pessoas estão percebendo sobre determinado tema”, afirmou o diretor da Dapp, Marco Aurélio Ruediger, que também integra o Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável por combater notícias falsas, as chamadas fake news, durante as eleições.

O monitoramento de dados e a análise das discussões abrangem redes como Facebook, Twitter e Instagram, durante 24 horas, todos os dias da semana. São identificados filtros de perfis robotizados usados para disseminar informações falsas. “O Estadão tem um compromisso muito sério com a fundamentação dos fatos que retrata e o Broadcast é um instrumento bastante ágil e com impacto enorme em tomadores de decisão”, disse Ruediger.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.