Grupo Estado apoia ação por propriedade intelectual na internet

O Grupo Estado decidiu se unir a um movimento internacional, iniciado na Alemanha, pelo reconhecimento dos direitos de propriedade intelectual em textos jornalísticos reproduzidos em sites na internet.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 

A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) aderiu ao movimento durante a 65ª Assembleia da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que será encerrada nesta terça-feira, em Buenos Aires. A ANJ, que representa 145 jornais do País, vai orientar os filiados sobre os procedimentos para aderir ao movimento. No fim de semana, os jornais Folha de S. Paulo e O Globo anunciaram a decisão de aderir.

 

PUBLICIDADE

O Grupo Estado vai subscrever a Declaração de Hamburgo (veja íntegra abaixo), documento lançado após encontro do Conselho Europeu de Publishers (EPC) e da Associação Mundial de Jornais (WAN), duas das principais organizações internacionais de empresas de mídia.

 

"O movimento tem nosso integral apoio. Não há como ignorar a questão da propriedade intelectual nas novas mídias", diz Silvio Genesini, diretor-presidente do Grupo Estado.

 

O texto da declaração critica o uso não remunerado de conteúdo jornalístico nos chamados agregadores de notícias, sites que destacam determinados textos e os links para as publicações que os produziram. A declaração foi lançada com cerca de 170 assinaturas.

 

A DECLARAÇÃO DE HAMBURGO

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.