Dida Sampaio/Estadão
Dida Sampaio/Estadão

Governo perseguirá continuidade de diálogo 'franco e construtivo' com Legislativo, diz Bolsonaro

Em mensagem presidencial, Bolsonaro defendeu a aprovação de 'pautas consistentes' para o desenvolvimento econômico e social

Daniel Galvão, O Estado de S.Paulo

03 de fevereiro de 2021 | 20h53

Em mensagem presidencial lida na abertura dos trabalhos do Congresso nesta quarta-feira, 3, o presidente Jair Bolsonaro disse que o governo "perseguirá a continuidade de um diálogo franco e construtivo" com o Poder Legislativo. O diálogo, segundo ele, será centrado no interesse nacional, que permita a aprovação de "pautas consistentes" para o desenvolvimento econômico e social.

A mensagem cita entre os temas de propostas a serem enviadas ao Parlamento a nova regulamentação da Navegação de Cabotagem, o Marco Legal das Ferrovias, projetos para o setor elétrico, partilha do pré-sal, mercado de câmbio, o Marco Legal das Startups, as reformas tributária e administrativa, bem como a regulamentação da posse e do porte de armas.

Oposição

A sessão de abertura do ano legislativo começou nesta quarta com provocações entre Bolsonaro e a oposição. Parlamentares contrários ao governo soltaram gritos de "genocida" e "fascista" quando o chefe do Planalto foi chamado para fazer um discurso na cerimônia. 

Após os gritos, parlamentares da base gritaram "mito" para o presidente. Bolsonaro, por sua vez, fez uma provação: "Nos encontramos em 2022", afirmou, em referência ao período das próximas eleições presidenciais. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), eleito no cargo com apoio do Planalto, tentou acalmar os ânimos do plenário e pediu respeito. 

Tudo o que sabemos sobre:
Jair BolsonaroPoder Legislativo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.