Governo lança campanha contra aids para homossexuais

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Por Agencia Estado
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Pela primeira vez em mais de 20 anos de epidemia, o governo brasileiro lança uma campanha de prevenção de aids voltada para homossexuais. A iniciativa, anunciada nesta segunda-feira pelo ministro da Saúde, Barjas Negri, e pelo coordenador do Programa de DST/Aids, Paulo Teixeira, começa hoje com a veiculação em emissoras de televisão de um filme publicitário, que traz a história de um jovem que recebe apoio da família ao ter problemas com seu namorado. O filme termina com o slogan: "Respeitar as diferenças é tão importante quanto usar camisinha." O objetivo da campanha é estimular o uso freqüente de camisinhas e reduzir o preconceito da sociedade em relação às diferenças sexuais. Desde 1996, o número de casos de aids entre homens que fazem sexo com homens voltou a crescer no País. Essa tendência é maior entre os mais jovens. A taxa de crescimento entre homens de 15 e 24 anos foi de 8,7%, entre 1996 e 2001. Já entre o grupo com 35 e 44 anos, o aumento foi de 3,1%. "O medo do preconceito e da discriminação faz com que jovens se distanciem das fontes de informação", afirmou o ministro. Teixeira explicou por que somente agora o ministério fez uma campanha voltada para o grupo de homens que fazem sexo com homens. "Não queríamos correr o risco de reforçar com uma campanha o falso conceito de que aids era problema exclusivo de homens que fazem sexo com homens", disse. "Agora temos o momento propício." Além da propaganda que será exibida durante uma semana, a campanha é formada por publicidade na mídia impressa, um filme para cinema, cartazes, folders, chaveiros e porta-balas com camisinhas. "Parte desse material será entregue às organizações não governamentais, que vão distribuir o material", explica Teixeira. A campanha conta ainda com um filme que será exibido em salas de cinema consideradas ponto-de-encontro de homens homossexuais e com cartazes que serão afixados em escolas. O custo da campanha é de R$ 3 milhões. Um estudo feito pelo Ministério da Saúde revela que homossexuais têm 11 vezes mais risco de contrair vírus da aids, quando comparados com homens que mantêm exclusivamente relações sexuais com mulheres. Hoje, o ministro da Saúde participa do lançamento de outra campanha, desta vez voltada para a prevenção no Dia dos Namorados. A campanha é realizada pelo Conselho Empresarial Nacional de Prevenção à Aids, formado por 20 empresas.

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