21 de setembro de 2015 | 14h51
Brasília - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que as novas medidas de ajuste fiscal anunciadas na última semana devem ser enviadas ao Congresso nesta segunda-feira (21). "Isso deve ser feito oportunamente, acho que ainda hoje", disse o ministro, após reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Levy evitou comentar se a reedição da CPMF, que faz parte do pacote, será enviada em forma de Proposta de Emenda à Constituição. Nesse formato, o texto precisaria da aprovação de pelo menos 308 votos do deputados em dois turnos, algo considerado difícil, já que a base governista está fragilizada. "Vai ser uma decisão de governo", respondeu.
O ministro voltou a dizer que as medidas do pacote são importantes para equilibrar a economia. Ele afirmou que o encontro com Renan foi informal e tratou da "Agenda Brasil", com propostas de fortalecimento da economia. Segundo ele, o governo vai enviar "brevemente" ao Congresso o projeto que trata da unificação do PIS/Cofins. "É muito importante para simplificar a vida das empresas, para dar segurança jurídica, dar transparência e ajudar o crescimento", disse nesta segunda-feira.
Questionado algumas vezes por jornalistas sobre a situação do câmbio, que vem operando em alta ao longo do dia, Levy não fez nenhum comentário.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.