PUBLICIDADE

Governo de Minas Gerais compra mais dois helicópteros

Licitação ocorre em meio à ‘calamidade financeira’ do Estado e à polêmica sobre uso de aeronave por Fernando Pimentel para buscar filho em festa

PUBLICIDADE

Por Fabio Fabrini
Atualização:

BRASÍLIA - O Gabinete Militar do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), está comprando mais dois helicópteros, ao custo de R$ 21,8 milhões, em meio à “calamidade financeira” decretada pelo Estado. 

O governo alega que os modelos Airbus AS350 B3e, já encomendados, serão adquiridos para missões de segurança pública e defesa civil. Não há impedimento para que também transportem o petista.

Fernando Pimentel (PT-MG) Foto: Dida Sampaio|Estadão

PUBLICIDADE

No domingo, 1.º, Pimentel utilizou uma aeronave oficial para buscar seu filho em um condomínio às margens do lago de Furnas, em Minas, após uma festa de réveillon. O governador afirmou, em nota, que o uso do helicóptero é legal e citou um decreto de 2005 que autoriza que prevê a utilização para fins “de qualquer natureza”.

O deputado estadual Sargento Rodrigues (PDT), porém, já afirmou que pedirá ao Ministério Público que investigue possível mau uso de recurso público.

Questionada pelo Estado, a assessoria de imprensa do governo mineiro informou que os helicópteros estão sendo comprados pelo Gabinete Militar do governador porque a Defesa Civil está subordinada ao órgão. Afirmou ainda que eles serão usados também em operações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. 

‘Exceção’. As aeronaves, disse o governo, poderão ser acionadas para o transporte do governador, mas somente em casos excepcionais, como quando a aeronave que já é destinada a esse fim não estiver apta para voo ou sendo empregada em outras missões.

“O objetivo do governo é, até o fim deste mandato, criar um comando aéreo e disponibilizar, assim, um helicóptero para ações de resgate em cada uma das regiões de Minas Gerais”, justificou o governo, em nota.

Publicidade

O governo mineiro alega ainda que o uso de aeronaves pelo governador não é exclusivo. “As mesmas também são utilizadas para demandas diversas de interesse público, tais como transporte de órgãos para transplantes e atendimentos emergências.”

Defesa. Em notas divulgadas nesta quarta-feira, 4, o governo mineiro sustentou que Pimentel não usará as duas aeronaves, que estão sendo adquiridas pelo Gabinete Militar, com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  Ressaltou que a finalidade é o emprego dos helicópteros em “salvamentos e resgates”, e não em deslocamentos de autoridades.

“A aquisição visa a reforçar a frota do Estado para atuação nas áreas de defesa civil, saúde e defesa social”, alegou o governo. O Estado acrescentou que, como parte dessa estratégia, o Corpo de Bombeiros também está em processo de compra de duas outras aeronaves, no valor de R$ 29 milhões, financiadas pelo Fundo Estadual de Saúde. /COLABOROU DANIEL WETERMAN

Correções

Reportagem atualizada para incluir o conteúdo da nota do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.