G20-Sarkozy afirma ter identidade total com Lula

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou nesta quarta-feira ter uma "identidade de ponto de vista total e completa" com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os objetivos da cúpula do G20, que acontece em Londres na quinta-feira com a participação dos dois mandatários.

REUTERS

01 de abril de 2009 | 12h06

"As nossas prioridades, nossas agendas, nossos calendários estão na mesma direção", disse o presidente francês, ao final de um almoço de trabalho com Lula no Palácio do Eliseu.

A reunião das 20 mais importantes economias do mundo em Londres está cercada de expectativas sobre as saídas para a crise econômica mundial.

Sarkozy relatou que o presidente Lula quer, assim como ele, um mínimo de regulamentação dos mercados financeiros.

"O presidente Sarkozy e eu não queremos assumir a responsabilidade de uma reunião destinada ao fracasso, uma reunião onde a decisão mais importante é tomar a decisão de se reunir novamente", afirmou o presidente Lula.

Os dois presidentes anunciaram que encarregaram seus ministros de Relações Exteriores de preparar um posicionamento comum sobre a "nova governança mundial".

Segundo Lula, é preciso restaurar o crédito em todo o mundo para criar condições permanentes para que as instituições financeiras internacionais possam financiar os países pobres.

Ele afirmou que concorda com Sarkozy sobre a necessidade de reforçar estas instituições, sobre a estabilização do sistema financeiro internacional e sobre regras para os paraísos fiscais.

"As medidas não serão fáceis de tomar e muito menos se não tivermos a coragem de compreender que as decisões que tomaremos amanhã, devem ser decisões políticas", disse Lula.

"Será um encontro entre amigos, mas uma reunião difícil, porque nem todos os amigos pensam da mesma maneira", declarou Lula.

(Reportagem de Emmanuel Jarry)

Tudo o que sabemos sobre:
POLITICALULASARKOZY*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.