CHRISTINA RUFATTO E FELIPE RAU
CHRISTINA RUFATTO E FELIPE RAU

‘Fórum Estadão’ debate papel do País no cenário mundial

3º evento da série ‘A Reconstrução do Brasil’, no dia 25, vai discutir também a importância de novo pacto federativo

O Estado de S.Paulo

19 de abril de 2018 | 05h00

O Estado realizará na próxima quarta-feira o 3.º fórum para debater os caminhos possíveis para a reconstrução do Brasil à luz das eleições gerais de outubro. Desta vez, o evento vai abordar qual deve ser o papel do Brasil no mundo e a importância de o País firmar um novo pacto federativo. O evento é gratuito e aberto ao público, mediante incrição prévia. Com transmissão em tempo real pelo portal estadao.com.br, o seminário terá a apresentação da jornalista Eliane Cantanhêde, colunista do Estado.

+ Increva-se no 3º Fórum Estadão: A Força do Federalismo e a Integração Global

O seminário será dividido em dois painéis. O primeiro, com início às 9h40, será composto pelo diplomata Rubens Barbosa, pelo ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer e pela economista Lídia Goldenstein. Os três vão discutir, juntamente com a plateia, a melhor forma de recolocar o Brasil em uma posição de destaque na conjuntura externa, tanto na política como na economia.

+ Eleições 2018: conheça os pré-candidatos à Presidência da República

Presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Barbosa já declarou que o Brasil foi “apanhado no contrapé” quando se trata de política internacional. “Quando a gente estava fechando a economia, o mundo estava se abrindo. Agora que mudou o governo e a gente quer participar do comércio internacional, há esse movimento de maior protecionismo, na Europa e nos Estados Unidos, para proteger o emprego”, disse ao Estado

+ Fórum Estadão: 'Quem for o candidato do mercado vai perder', diz FHC

Barbosa foi um dos entrevistados da série A Reconstrução do Brasil, conjunto de reportagens publicadas no Estado entre setembro de 2016 e janeiro de 2017 que virou livro.

+ 'Maioria dos Estados patina no equilíbrio fiscal', avalia economista

O segundo painel vai abordar a importância de se firmar um novo pacto federativo – reforma considerada por analistas necessária, mas de difícil realização. Os convidados são o chefe da Assessoria Especial do Ministério da Fazenda, Marcos Mendes; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski; e a professora da Escola de Administração de Empresas da FGV Cibele Franzese.

A série de fóruns já debateu a necessidade de se modernizar a Constituição e caminhos para o crescimento. Ainda neste semestre outros três seminários vão discutir governança, saúde e educação. Os eventos, gratuitos e abertos ao público, tem apoio do Centro de Liderança Pública (CLP), do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice) e da Tendências Consultoria Integrada.

SERVIÇO:

FÓRUM ESTADÃO A RECONSTRUÇÃO DO BRASIL - A FORÇA DO FEDERALISMO E A INTEGRAÇÃO GLOBAL.

DATA: 25 DE ABRIL. HORÁRIO: 9h30 ÀS 12h.

LOCAL: UNIBES CULTURAL (RUA OSCAR FREIRE, 2.500, PINHEIROS, SÃO PAULO, SP).

INSCRIÇÕES: WWW.ESTADAO.COM.BR/E/FORUM3

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.