ERNESTO RODRIGUES/ESTADAO
ERNESTO RODRIGUES/ESTADAO

Filho de Bolsonaro vai a festa de aniversário de Steve Bannon

Ex-estrategista de campanha de Trump fez jantar para amigos em casa, em Washington, e recebeu deputado Eduardo Bolsonaro

Beatriz Bulla, correspondente em Washington

28 Novembro 2018 | 04h05

WASHINGTON - O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidente eleito Jair Bolsonaro, foi um dos convidados a prestigiar a festa de aniversário do ex-estrategista de campanha do presidente americano Donald Trump, Steve Bannon. O jantar, para amigos de Bannon, aconteceu na casa do ex-assessor de Trump, próxima à Suprema Corte dos Estados Unidos, em Washington.

Bannon é idealizador do grupo O Movimento, que promove a ascensão do nacionalismo de direita pelo mundo. Ele já elogiou o projeto de Jair Bolsonaro e se encontrou com Eduardo Bolsonaro ainda na campanha eleitoral, em agosto. Na ocasião, Bannon deu conselhos à campanha eleitoral do pai do deputado.

No Twitter e no Instagram, Eduardo Bolsonaro postou uma foto com Bannon, desejando parabéns ao “ícone no combate ao marxismo cultural”. Antes de se tornar estrategista-chefe de campanha de Trump, Bannon integrou o conselho da empresa Cambridge Analytica - consultoria acusada de ter usado indevidamente dados de milhares de usuários do Facebook nas eleições de 2016 dos EUA, que elegeram Trump.

A visita a Bannon foi o último compromisso de Eduardo Bolsonaro na capital dos EUA, depois de dois dias de agendas com integrantes do governo americano, parlamentares, empresários e investidores. Ainda nesta terça-feira, ele se encontrou com o senador republicano Ted Cruz. Eduardo Bolsonaro chamou o conservador de um senador “comprometido com a internet livre , o direito de portar armas e as liberdades individuais”. “Precisamos nos aliar as pessoas certas”, escreveu, sobre o encontro com Cruz.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.