PUBLICIDADE

Feira do Livro em SC propõe debate sobre ódio na internet após ameaças a Miriam Leitão

Organização do evento em Jaraguá do Sul mudou programação após a participante ter sido ameaçada

Por Fábio Bispo
Atualização:

FLORIANÓPOLIS - A organização da 13ª edição da Feira do Livro de Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina, informou que após o cancelamento do convite à jornalista Miriam Leitão e ao sociólogo Sérgio Abranches irá propor uma mesa de debate sobre ódio em tempos de internet, informou Carlos Henrique Schroeder, coordenador artístico do evento.

PUBLICIDADE

Os convites foram cancelados um dia após a programação ser anunciada, segundo a organização, por ameaças. “Começamos a receber mensagens, e mensagens pesadas, que não dá nem para repetir”, afirmou Schroeder.

“Me senti envergonhado de ter que anunciar esse cancelamento mas, diante do conteúdo das ameaças, a prudência falou mais alto. Relutei, tive vontade de bancar a vinda deles, mas melhor assim do que ter um evento marcado por sangue. Estamos estudando uma substituição na programação e pensamos em fazer uma mesa para debater o ódio em tempos de internet”, afirmou.

A AssociaçãoNacional de Jornais (ANJ) entrega o prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa à jornalista Miriam Leitao, no Hotel Renaissance, em Sao Paulo. Foto: Patrícia Cruz / ESTADÃO

Schroeder atribuiu as ameaças a simpatizantes bolsonaristas e disse que, diferente da Flip, de Paraty (RJ), que reuniu um grupo reduzido de manifestantes contrários a participação de Glenn Greenwald, responsável pelo The Intercept Brasil, “aqui seria diferente, seria uma multidão deles”, disse. “Só não deixei a coordenação do evento porque se não houver feira é uma vitória para eles”, emendou.

O Conselho da Feira é formado por cinco integrantes. Após terem analisado a situação, foi decidido por três votos a dois a suspensão dos convites. Ao comentar sobre o assunto em sua coluna diária na rádio CBN, Miriam Leitão classificou as manifestações como “intolerantes”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.