DIDA SAMPAIO/ESTADÃO
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO

Falta de traquejo no primeiro encontro

Assediado por militantes e jornalistas, Joaquim Barbosa não disfarça o estranhamento durante evento do PSB em Brasília

Julia Lindner e Isadora Peron, O Estado de S.Paulo

20 de abril de 2018 | 00h15

BRASÍLIA - Considerado um outsider na eleição, Joaquim Barbosa não disfarçou a falta de traquejo político ao participar da primeira reunião com a cúpula do PSB, em Brasília. Fora da vida pública desde 2014, mostrou-se surpreso com a quantidade de militantes e repórteres.

+++Sem Huck, Joaquim Barbosa é única possibilidade de outsider na eleição, diz consultor

O estranhamento de Barbosa começou logo ao chegar à sede do PSB, onde era esperado por integrantes da ala afro do partido com cartazes, bandeiras e pétalas de rosa. Ao ser abordado pela secretária nacional da corrente Negritude Socialista, Valneide Nascimento dos Santos, o ex-ministro do Supremo desviou o caminho e repetiu, apressado: “Estou atrasado”.

+++PSB já vê consenso para candidatura de Barbosa

Na reunião, precisou ser apresentado ao governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. Na sala onde estava a cúpula do PSB, Barbosa questionou o presidente da sigla, Carlos Siqueira, por que havia tanta imprensa no local. Aos novos colegas de partido, demonstrou vontade de ser candidato, mas não escondeu suas dúvidas. Disse que é o “arrimo” da família, contou que a mãe está doente e que não poderia embarcar em aventura.

Após encerrar breve coletiva, Barbosa foi seguido por jornalistas e demonstrou impaciência quando o Estado insistiu se a demora em assumir a candidatura não o prejudicaria. “Who cares?”, respondeu em inglês.

+++PSB cobra mais ‘entrosamento’ de Joaquim Barbosa

Na saída, Valneide o esperava. Ao avistá-la, Joaquim Barbosa resmungou: “Sei que ela é candidata e está querendo aparecer na foto”. Ele aguardou a militante se afastar para seguir seu caminho.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.