Ed Ferreira/Agência Estado
Ed Ferreira/Agência Estado

Ex-deputado José Mentor morre vítima de covid-19 aos 71 anos

Petista que atuou na Câmara em quatro legislaturas estava internado em São Paulo

Redação, O Estado de S.Paulo

25 de julho de 2020 | 10h17

Deputado federal por quatro legislaturas (2003 a 2018), José Mentor (PT-SP) morreu na madrugada deste sábado, 25, em São Paulo, vítima da covid-19, informou a família do ex-parlamentar.  Ele tinha 71 anos.

Mentor também foi deputado estadual constituinte em 1989 e vereador em São Paulo por três mandatos. Advogado por formação, na Câmara ele foi relator da CPÌ do Banestado - escândalo de evasão de dezenas bilhões de reais do Banco do Estado do Paraná na década de 1990. "O fazer político fica menos elaborado e mais curto e estreito de visão estratégica", disse o deputado Enio Verri (PR), líder do PT na Câmara, ao comentar a morte do companheiro do partido.

Em 2017, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma denúncia contra Mentor pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, acusando-o de ter recebido propina no valor de R$ 380 mil por integrar um esquema criminoso para viabilizar a contratação da IT7 Sistemas pela Caixa Econômica Federal.

O inquérito foi aberto em março de 2015, com base na delação do doleiro Alberto Youssef, na primeira "lista de Janot", como ficou conhecida a série de investigações solicitadas pela PGR naquele mês. A denúncia foi arquivada no Supremo Tribunal Federal (STF). Para o ministro Celso de Mello, a denúncia apresentada contra o parlamentar era inepta, sem “elementos mínimos de convicção que suportem a tese acusatória”.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.