PUBLICIDADE

Ex-deputado constituinte, Theodoro Mendes morre em acidente na Raposo Tavares

Ex-prefeito de Sorocaba, iniciou a carreira política em 1972 e deixou sua marca na cidade no interior de SP

Foto do author José Maria Tomazela
Por José Maria Tomazela
Atualização:

SOROCABA – O político José Theodoro Mendes, de 78 anos, ex-prefeito de Sorocaba e ex-deputado constituinte, morreu na tarde desta sexta-feira, 24, após sofrer um acidente de carro, no km 84 da rodovia Raposo Tavares

Mendes dirigia seu veículo em direção à cidade de Alumínio, quando colidiu com outro carro em trecho de pista simples da rodovia. Um helicóptero da Polícia Militar transportou o político ferido ao hospital, mas ele não resistiu. A rádio Band FM, do qual Mendes detinha a concessão, anunciou sua morte. 

O ex-prefeito de Sorocaba e ex-deputado constitucionalista José Theodoro Mendes, que morreu nesta sexta, 24 Foto: Band FM/Divulgação

PUBLICIDADE

O político do MDB, que era partido de oposição ao governo militar da época, iniciou a carreira em 1972, quando foi eleito à Câmara de Sorocaba. Em novembro do ano seguinte, Theodoro elegeu-se deputado federal com votação expressiva, assumindo em 1974. 

Em 1976, venceu as eleições para a prefeitura da cidade e deixou sua marca, construindo o novo centro administrativo – inclusive o atual Palácio dos Tropeiros, sede da prefeitura. Em 1979, com o fim do bipartidarismo (Arena/MDB), filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e, em 1982, elegeu-se novamente deputado federal.

Em abril de 1984, Mendes votou favoravelmente à emenda Dante de Oliveira – que pretendia restabelecer as eleições diretas no País. Em janeiro, deu seu voto a Tancredo Neves no Colégio Eleitoral. 

Na Câmara, Theodoro presidiu a Comissão de Constituição e Justiça. Reeleito em 1986, já no ano seguinte participou dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, que resultaram na Constituição de 1988. Depois de não conseguir nova eleição como deputado, Theodoro Mendes voltou a concorrer à prefeitura de Sorocaba, em 1996, mas foi derrotado e deixou a política.

Antes da carreira política, Mendes foi promotor público. Ele atuou também como radialista e advogado. A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (sem partido), decretou luto oficial por três dias. As bandeiras da prefeitura e da Câmara foram hasteadas a meio mastro. O corpo do político foi levado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba. O local do velório ainda não estava definido.

Publicidade

O corpo de Theodoro Mendes está sendo velado no Paço Municipal de Sorocaba e será sepultado às 17 horas deste sábado no Cemitério da Saudade.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.