Talles Kunzler/Novo
Talles Kunzler/Novo

Estreante, partido Novo anuncia candidatura própria para Presidência da Câmara

Marcel van Hattem, deputado federal eleito pelo Rio Grande do Sul, será o candidato do partido Novo contra Rodrigo Maia

Mariana Haubert e Camila Turtelli, O Estado de S.Paulo

21 de janeiro de 2019 | 19h24

BRASÍLIA - O partido Novo anunciou nesta segunda-feira, 21, por meio de uma transmissão ao vivo pelo Facebook, a candidatura de Marcel van Hattem (RS) para a presidência da Câmara dos Deputados. A sigla elegeu 8 deputados. 

Segundo o Estadão/Broadcast apurou, a decisão segue a linha ideológica do partido de ser independente e desvinculado da velha política. A sigla, no entanto, deve ficar isolada na disputa. O favorito é o atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), que já conta com o apoio de 12 partidos.

Durante o anúncio, van Hattem afirmou que terá como prioridade temas relativos à segurança pública, educação básica e saúde pública. "Temos essa necessidade de aliar uma pauta extremamente liberal, no sentido de tirar do Estado as funções que não deveriam ser dele, mas também social, de garantir segurança pública para todos para que os direitos básicos sejam garantidos", disse o deputado eleito.

Uma das bandeiras que o Novo deverá empunhar é a da reforma da Previdência, considerada fundamental pelo governo de Jair Bolsonaro.

O presidente deverá encaminhar a proposta para o Congresso logo no início dos trabalhos legislativos, que serão retomados em 1º de fevereiro. A expectativa do governo é de que a reforma tenha sua votação concluída na Câmara e no Senado até o fim do primeiro semestre. 

Van Hattem foi deputado estadual no Rio Grande do Sul pelo PP e tem 33 anos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.