Ed Ferreira/Estadão
Ed Ferreira/Estadão

Entra em votação projeto que derruba conselhos populares

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), acaba de colocar em votação o requerimento de urgência para apreciação do projeto de decreto legislativo que visa barrar os conselhos populares criados pela presidente Dilma Rousseff. Mais cedo, Alves se reuniu com o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República) e foi informado que o Palácio do Planalto não recuaria da decisão de implementar os conselhos.

DAIENE CARDOSO E RICARDO DELLA COLETTA, Agência Estado

01 de julho de 2014 | 19h25

Em pronunciamento, Alves disse que o decreto presidencial está "em desarmonia com o princípio da separação de Poderes". "Diante desse quadro de inconstitucionalidade e em atenção às críticas parlamentares, juristas e cientistas políticos, envidaram-se esforços com vistas à revogação do decreto, mas as tratativas com o Poder Executivo não prosperaram", declarou.

Neste momento, o líder do DEM e autor do decreto legislativo, deputado Mendonça Filho (PE), pediu para que a urgência não fosse colocada em votação por causa do quórum baixo e o risco da proposta ser derrubada.

Tudo o que sabemos sobre:
Câmaraconselhos populares

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.