Reprodução/Redes sociais
Reprodução/Redes sociais

Em UTI, Maguito Vilela toma posse como prefeito de Goiânia por meio de assinatura eletrônica

Prefeito está internado há mais de dois meses e, atualmente, vem se recuperando de complicações da covid-19

Isabel Cristina, Especial para o Estadão, O Estado de S.Paulo

01 de janeiro de 2021 | 18h00

GOIÂNIA - O prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), de 71 anos, tomou posse nesta sexta-feira, 1º, por meio de assinatura eletrônica. O documento foi enviado antes do início da solenidade. O vice Rogério Cruz, do Republicanos, assume a administração, enquanto, o emedebista segue internado na UTI do Hospital Albert Einstein na capital paulista, em processo de recuperação após contrair a covid-19. Além dele, 35 vereadores assumiram o cargo para a legislatura 2021-2024.

Após solenidade de posse no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, na Universidade Federal de Goiás (UFG), Rogério Cruz seguiu para o Paço Municipal para ato simbólico de passagem de cargo junto a Iris Rezende (MDB) que deixa a prefeitura e se despede da vida política.

Um dos grandes desafios da gestão de Maguito recai na atenção ao atendimento da saúde pública em consequência da pandemia, além da preparação da população para a vacinação contra o coronavírus.

No transporte coletivo terá de buscar soluções para os problemas agravados pela pandemia, onde recentemente o Sindicato das Empresas de Transporte (SET), informou à prefeitura de Goiânia que possui dívida de R$ 75 milhões, e que o sistema poderia entrar em colapso total por falta de recursos para operação. Na educação, um problema antigo que vem desde o final dos anos 1990 é o déficit de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), e deve ter atenção da nova administração.

Desafogar o trânsito da capital é outro grande desafio da gestão de Maguito. Goiânia tem mais de 1 milhão e 248 mil veículos. Além disso, uma das grandes discussões para este ano, é a atualização do Plano Diretor que deve ser reformulado pela equipe de Maguito.

"Vamos fazer uma gestão transparente e simples, mas uma gestão acima de tudo voltada diretamente a cuidar da cidade, porque quando se cuida da cidade, você está cuidando das pessoas e é esse tipo de gestão que eu quero dar início", afirma o vice Rogério Cruz. A divulgação dos nomes para o secretariado municipal deve acontecer neste sábado, 2.

Tudo o que sabemos sobre:
Maguito Vilela

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.