Em Uberaba, imagem de Dilma é usada em campanhas

A imagem da presidente Dilma Rousseff (PT) estampou, neste segundo turno, a propaganda de campanha dos dois candidatos a prefeito de Uberaba (município do Triângulo Mineiro, distante 485 quilômetros da capital Belo Horizonte), o deputado estadual Antônio Lerin (PSB) e o deputado federal Paulo Piau (PMDB). Ambos justificam o "apoio" da petista citando que pertencem a partidos da base aliada do Governo.

RENATA GOMIDE, ESPECIAL PARA A AE, Agência Estado

27 de outubro de 2012 | 14h05

A exploração da imagem da presidente pelas duas candidaturas veio na esteira do resultado do primeiro turno, em que o candidato petista à sucessão municipal, o também deputado estadual Adelmo Carneiro Leão, saiu derrotado. No vácuo entre as discussões internas no PT e o embarque oficial na candidatura de Paulo Piau no segundo turno, o que consumiu quase 15 dias, a campanha de Lerin saiu na frente ao expor, nas peças publicitárias, o candidato com a presidente.

"A Dilma é presidente do Brasil, e representa todos os brasileiros. Meu partido faz parte da base do Governo dela", disse o pessebista, que tem o apoio declarado do Governo de Minas. Ele também desdenhou do adversário que não trouxe a petista e nem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que declarassem apoio formal a sua candidatura. Lerin ainda desqualificou a declaração do ministro do PT, Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) que veio à Uberaba com a missão de transmitir o apoio do governo federal a Piau: "Nosso presidente também esteve aqui falando em nome da base aliada da Dilma".

Para Paulo Piau, a atitude do oponente visa a confundir o eleitorado. "A eleição tem que ser limpa, para que o eleitor vá às urnas consciente da melhor proposta, do melhor currículo", disse ele, acrescentado que presidente é um símbolo nacional e tem que ser respeitado, mas enquanto filiada ao PT, o uso da imagem de Dilma tem que ter autorização, a não ser que o partido integre uma coligação, como agora, na sua.

Ante a insistência do adversário em usar a imagem de Dilma - curiosamente a mesma fotografia nas duas campanhas - o PT distribuiu um manifesto onde aponta que Lerin representa as forças do atraso que impediram por muitos anos o desenvolvimento de Uberaba, ao contrário de Piau, inserido no projeto de construção e prosperidade. Entretanto, até hoje, último dia para a propaganda eleitoral nas ruas, havia material de campanha de ambos com a presidente.

Tudo o que sabemos sobre:
Eleições 2012UberabaDilma

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.