Em SP, 124 urnas eletrônicas são substituídas

Do total de 81.806 urnas eletrônicas usadas em São Paulo neste turno da eleição presidencial, 124 foram substituídas nesta manhã por outros aparelhos. O número de substituições equivale a 0,152% das utilizadas em todo o Estado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

AE, Agência Estado

31 de outubro de 2010 | 11h12

O primeiro boletim divulgado pelo TRE-SP, às 10h23, detalha que a maior parte das substituições foi realizada no interior do Estado - foram 111 máquinas ou 0,188% de um total de 58.964 urnas. No capital, foram 13 substituições, ou 0,057% de um total de 22.842 urnas.

MG

Em Minas Gerais, do total de 43.851 urnas eletrônicas utilizadas no Estado durante o segundo turno da eleição presidencial, 78 delas foram substituídas até pouco antes das 10 horas. O número de substituições equivale a 0,18% das urnas utilizadas em todo o estado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Até o momento, uma única ocorrência policial foi registrada em todo o Estado. Segundo representantes do TRE, um homem foi preso no município de Araguari, no Triângulo Mineiro, após arremessar um chinelo no mesário de sua seção eleitoral devido à demora da fila para votação. O cidadão foi levado para uma delegacia.

Em Belo Horizonte, a advogada Mônia Medeiros Lasmar, de 28 anos, eleitora do tucano José Serra, do PSDB, marcou seu protesto ao votar na zona sul da cidade. Ela compareceu à seção eleitoral com um nariz de palhaço luminoso que piscava e uma camisa preta com a frase "Ética Já". "Temos esse movimento desde que ocorreu o mensalão, porque as pessoas ficam paradas como palhaças diante de tudo que vem ocorrendo. Todos somos palhaços", disparou.

PR

No Paraná, o TRE registrou 57 ocorrências de problemas relacionados ao funcionamento de urnas eletrônicas até as 10h30 de hoje. Segundo as autoridades locais, 46 urnas foram substituídas e 11 sofreram alguma forma de conserto. De acordo com representantes do TRE paranaense, oito das 46 urnas substituídas estavam sendo utilizadas na capital, Curitiba. Em todo o Estado, há 24.558 urnas sendo utilizadas no segundo turno.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.