Em evento de homenagem a Doria, Temer defende reformas em mensagem

Presidente disse que o esforço de aprovação das medidas no Congresso continua

Ricardo Leopoldo, O Estado de S.Paulo

17 de maio de 2017 | 04h00

NOVA YORK - O embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral, leu uma mensagem do presidente Michel Temer no evento de entrega do prêmio Pessoa do Ano da Brazilian-American Chamber of Commerce, concedido ao prefeito de São Paulo, João Doria. "Esta celebração ocorre num momento de grandes transformações no Brasil. Estamos levando adiante uma ambiciosa agenda, reformas que há muito são necessárias se tornaram hoje inadiáveis", diz a declaração lida por Amaral na noite de terça-feira, 16.

Segundo Temer, as reformas visam à modernização do País e já permitem a retomada do caminho do crescimento. "Os princípios que nos movem são a responsabilidade com a coisa pública e o respeito à livre iniciativa", afirma a mensagem de Temer. "Estamos concentrados no que realmente funciona, a organização das contas, a simplificação da maneira de fazer negócios, o resgate da capacidade orçamentária do Estado, de investir em educação, saúde e infraestrutura."

Sobre as reformas, Temer citou a aprovação do teto para os gastos públicos no ano passado e disse que o esforço de aprovação das medidas no Congresso continua. "Agora tratamos de atualizar as leis trabalhistas", diz o texto lido por Amaral. "Estamos engajados em reforma efetiva da Previdência, de modo a torná-la mais justa e sustentável." Em outro trecho, a mensagem salienta o "diálogo com o Congresso e a sociedade", que têm "sido a chave do nosso êxito". "É com base no diálogo que estamos recolocando o Brasil nos trilhos."

Na avaliação de Temer, o crescimento do País passa por maior abertura ao mundo. "Requer tanto conquistar novos parceiros quanto cultivar as amizades antigas. Entre as antigas amizades, os EUA ocupam lugar privilegiado", apontou. "Somos unidos pelo mesmo apego à democracia e ao pluralismo. Nossas sociedades se conhecem bem e há muito tempo. Temos em comum longa história de cooperação que se traduz em investimentos, comércio, tecnologia, empregos e prosperidade."

A mensagem lida pelo embaixador traz elogios a Doria, "um empreendedor". "Homem de negócios, ajudou a aproximar ainda mais nossos empresários. Prefeito de São Paulo, ao governar com eficiência, que é a sua marca, continua a contribuir para a projeção internacional da nossa maior cidade, de todo o nosso grande País."

No evento, estavam presentes o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e empresários e executivos como Luiz Trabuco (Bradesco), Roberto Setubal, Candido Bracher (ambos do Itaú Unibanco), Pérsio Arida (BTG Pactual), Benjamin Steinbruch (CSN), Rubens Ometto (Cosan), Alexandre Bettamio (Bank of America Merrill Lynch) e Hélio de Magalhães (Citibank). 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.