Eliana Calmon elogia julgamento do mensalão no STF

Ministra elogiou o respeito ao cronograma e disse que tem expectativas sobre o processo enquanto cidadã

Daiene Cardoso, da Agência Estado

06 de agosto de 2012 | 17h21

A Corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, elogiou nesta segunda-feira, 6, a organização do julgamento do processo do mensalão e o respeito do cronograma determinado pelos ministros do Supremo Tribunal Federal para o julgamento. "O STF está dando um exemplo de organização", avaliou a ministra, nessa tarde, após início da primeira etapa de inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

A agenda do julgamento foi montada de forma a garantir o voto do ministro Cezar Peluso, que se aposenta compulsoriamente em 3 de setembro. "Em todo julgamento pode haver incidentes, e o tempo que foi tomado (os ministros) já querem retomar para que o calendário volte àquele início de planejamento", disse a ministra, durante coletiva de imprensa para anunciar o início da inspeção da Corregedoria Geral de Justiça no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Eliana Calmon disse que tem expectativa sobre o processo "como cidadã" e que o início do julgamento do maior escândalo do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "vai indo muito bem". A ministra minimizou os confrontos do primeiro dia de julgamento que foi marcado pelo bate-boca entre os ministros Ricardo Lewandowski e Joaquim Barbosa. "São incidentes que acontecem em qualquer julgamento", avaliou a ministra, que disse estar segura de que o episódio não afetará o julgamento da Ação Penal 470, conhecida como mensalão.

Ainda de acordo com a ministra, os ministros estão cientes do clamor público em relação a esse julgamento apesar de não atuarem sob influência da opinião pública. "O STF não julga por pressão das ruas, mas naturalmente há uma influência, diminuta, porque os ministros sabem que o julgamento é para a sociedade brasileira. Eles estão conscientes disso", considerou./COLABOROU BRUNO LUPION

Tudo o que sabemos sobre:
mensalaojulgamentoEliana CalmonSTF

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.