Sergio Dutti/AE
Sergio Dutti/AE

Dono do castelo se diz prejudicado e pede que DEM saia do caso

Edmar Moreira, expulso do partido, não quer ser julgado por deputados do DEM no Conselho de Ética

LUCIANA NUNES LEAL, Agencia Estado

20 Maio 2009 | 17h43

O deputado Edmar Moreira (sem partido-MG) apresentou nesta quarta-feira, 20, durante depoimento no Conselho de Ética da Câmara, um requerimento para ser declarada a suspeição dos deputados de DEM que fazem parte do colegiado. Acusado de quebra de decoro parlamentar, Moreira quer que os parlamentares do DEM não participem da investigação e do julgamento no conselho, sob o argumento de que seguem orientação do partido para prejudicá-lo.

 

Veja Também:

som Ouça os principais trechos do depoimento - parte I

som Ouça os principais trechos do depoimento - parte II

link Dono do castelo chora ao depor e ataca ACM Neto

link Dono do castelo diz que consegue se defender pela primeira vez

especialPerfil: Quem é Edmar Moreira, dono do castelo

lista Todas as notícias sobre o caso Edmar Moreira

documento Fac-símile: 'Estado' publica matéria sobre o caso em 1993

Edmar foi desfiliado do DEM pouco depois de se candidatar à revelia do partido e ser eleito segundo vice-presidente e corregedor da Câmara, em fevereiro. "Fui sumariamente expulso do partido. Reiteradamente, (os conselheiros do DEM) procuram a imprensa para exigir e adiantar minha condenação. Reproduzem sentimento persecutório do partido contra minha pessoa", sustentou Edmar Moreira.

Como atual corregedor, ACM Neto é integrante nato do conselho, mas se declarou impedido de participar do processo contra Edmar Moreira. A deputada Solange Amaral (DEM-RJ) também é titular. "Vossa Excelência está cumprindo missão do partido, um Harakiri. Respeitosamente, posso colocá-la sob suspeição", disse Edmar a Solange Amaral. A deputada protestou contra os ataques do deputado processado aos parlamentares do DEM.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.