Do hospital, Bolsonaro posta vídeo no Twitter e diz que amanhã volta ao batente

Presidente afirma que hoje, por estar de folga, está assistindo ao seu programa favorito, o seriado mexicano 'Chaves'; novo boletim médico informa que ele está em situação 'estável, sem dor, afebril e com boa evolução clínico-cirúrgica'

PUBLICIDADE

Por Elizabeth Lopes
Atualização:

Em recuperação da cirurgia para a correção de uma hérnia, realizada neste domingo, 8, o presidente Jair Bolsonaro postou na manhã desta segunda-feira, 9, do leito do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista, um vídeo em suas redes sociais no qual disse que hoje está de folga, mas amanhã deverá voltar ao batente.

Bolsonaro foi submetido à quarta cirurgia após o ataque a faca que sofreu durante a campanha eleitoral há um ano Foto: Dida Sampaio / Estadão

PUBLICIDADE

O vídeo de cerca de 20 segundos começa exibindo o seriado mexicano Chaves. Depois de dizer que voltará ao batente, o presidente informou que nesta segunda, por estar de folga, está assistindo ao seu programa favorito, a produção mexicana.

Na manhã de domingo, o presidente foi submetido à quarta cirurgia após o ataque a faca que sofreu durante a campanha eleitoral há um ano, em Juiz de Fora, Minas Gerais. O procedimento foi para a correção de hérnia incisional, que surgiu sob a cicatriz das cirurgias anteriores. 

No fim da tarde de domingo, o presidente disse no Twitter: “Mais uma cirurgia. Desta vez foram 5 horas, mas estamos bem. Obrigado a todos pelo apoio e orações! Obrigado Deus pela minha vida! Logo estarei de volta ao campo. Irruuu!.”

Novo boletim médico

Um boletim médico atualizado da condição de Bolsonaro foi divulgado na manhã desta segunda-feira. O documento indica que ele "foi submetido à avaliação médica" e que está em situação "estável, sem dor, afebril e com boa evolução clínico-cirúrgica".

O boletim também informa que o presidente iniciará nesta segunda "fisioterapia motora, podendo sentar na poltrona e realizar caminhada no corredor".

Publicidade

Além disso, foi liberada dieta líquida a base de água, gelatina, chá e caldo ralo. Por orientação médica, as visitas estão restritas no momento.

Cirurgia bem-sucedida

O médico responsável pelo procedimento, Antônio Macedo, cirurgião geral do Hospital Vila Nova Star, disse no domingo, em entrevista coletiva, que a cirurgia foi bem-sucedida, demorou cerca de cinco horas, mais do que o previsto inicialmente - de duas a três horas - em razão de uma aderência do intestino, mas não houve complicações.

Após o procedimento, o porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rego Barros, informou que Bolsonaro passou a Presidência ao vice, Hamilton Mourão, pelos próximos cinco dias a partir de domingo. 

Já o médico informou que a internação pode se estender por até dez dias e que Bolsonaro deverá sair direto do hospital para o aeroporto, não ficando em hotel. Por isso ainda não é possível prever quando ele terá alta.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.