Dirceu deixa prisão em Pinhais

Ex-ministro foi à sede da Justiça Federal colocar tornozeleira após decisão favorável a habeas corpus do STF

PUBLICIDADE

Por Julio Cesar Lima
Atualização:

CURITIBA - O ex-ministro Chefe da Casa Civil do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, José Dirceu, deixou nesta quarta-feira, 3, a sede da Justiça Federal, em Curitiba (PR), após colocar tornozeleira eletrônica.  Dirceu ficou menos de uma hora no local. Ele deve seguir para Brasília (DF). O advogado de defesa, Roberto Podval, não falou sobre o destino do cliente e de que forma ele deixaria Curitiba. "Não posso falar sobre isso ainda", comentou.

O ex-ministro José Dirceu deixa a sede da Justiça Federal em Curitiba após colocar tornozeleira Foto: Cassiano Rosário/Futura Press

PUBLICIDADE

O ex-ministro estava detido no Complexo Médico Penal, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A chegada de Dirceu ao prédio da Justiça Federal foi precedida de um forte esquema de segurança.

Grupos de manifestantes prós e contrários a Dirceu fizeram manifestações antes e depois de sua chegada e foi necessária a presença de policiais militares.

Minutos antes de sua chegada, Podval comentou sobre o que considerou um erro, a apresentação da terceira denúncia contra o ex-ministro pela força tarefa da Operação Lava Jato. "Eles (procuradores) têm poder e precisam ter esse equilíbrio, consideramos um exagero", disse.

Uma das manifestantes favoráveis a Dirceu disse que sua soltura era simbólica. "Consideramos a prisão arbitrária, a nossa Justiça desrespeita a própria Constituição e a sua libertação tem uma simbologia especial, coloca um fim em uma arbitrariedade cometida", disse. Os manifestantes contrários a Dirceu gritavam "comunistas". 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.