Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Dilma terá encontro com Obama nos EUA

A presidente eleita, Dilma Rousseff, deverá se encontrar em dezembro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a convite da Casa Branca. Embora a visita não tenha sido confirmada oficialmente pelo governo americano, diplomatas brasileiros informaram que o Conselho de Segurança Nacional enviou um convite para Dilma, cuja posse está marcada para 1.º de janeiro. A data da visita ainda está em negociação.

AE, Agência Estado

18 de novembro de 2010 | 10h17

O formato desse segundo encontro entre Dilma e Obama deverá ser o mesmo da reunião, em Washington, ocorrida em dezembro de 2002, quando o então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, encontrou-se com George W. Bush. Como a visitante ainda não é uma chefe de Estado, a reunião tenderá a ocorrer no gabinete do conselheiro de Segurança Nacional, Tom Donilon. Obama somente receberá Dilma no Salão Oval em uma futura visita, depois de empossada como presidente da República.

Conforme as informações da equipe de Dilma, a presidente eleita pretende convidar Obama a visitar o Brasil em 2011. Nos dois encontros, eles deverão tratar da crise cambial, projetos para o desenvolvimento sustentável, a possibilidade de o Brasil vir a se tornar grande produtor de petróleo - e fornecedor para mercados como o dos Estados Unidos -, a necessidade de fortalecer o comércio bilateral e uma agenda comum para a América do Sul e Central e para o Caribe. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.