Dilma participa da troca da bandeira nacional pela 1ª vez

Foi a primeira vez que a presidente acompanhou a cerimônia mensal de substituição da maior bandeira brasileira, situada em frente ao Palácio do Planalto

Eduardo Rodrigues, da Agência Estado,

04 Setembro 2011 | 11h26

A presidente Dilma Rousseff participou hoje pela manhã da troca da bandeira nacional na Praça dos Três Poderes. Foi a primeira vez que a presidente acompanhou a cerimônia mensal de substituição da bandeira de 186 m² situada em frente ao Palácio do Planalto.

 

O evento marcou o início das comemorações da Semana da Pátria, que também conta com o tradicional desfile das forças armadas na Esplanada dos Ministérios no dia 7 de setembro (quarta-feira). Além das cerimônias de hasteamento da nova bandeira e arriamento do pavilhão anterior, Dilma também assistiu à apresentação da Banda dos Fuzileiros Navais e da orquestra das crianças que participam do projeto "Forças no Esporte", uma parceria entre os Ministérios da Defesa e do Esporte.

 

A maior bandeira brasileira é trocada no primeiro domingo de cada mês, em cerimônia na qual as três forças - Exército, Marinha e Aeronáutica - se revezam na organização. Pela tradição, essa bandeira não pode desocupar o topo do mastro e, por isso, o pavilhão mais velho só é arriado após o hasteamento do novo. Após sua retirada, a bandeira é incinerada.

 

Além de populares, a cerimônia foi assistida pelos ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e da Defesa, Celso Amorim. Dilma estava acompanhada pela filha, Paula Rousseff, e pelo neto Gabriel.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.