Dilma não irá à Cúpula Ibero-Americana, diz porta-voz

A presidente eleita, Dilma Rousseff, não vai acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião da 20ª Cúpula Ibero-Americana, que será realizada em Mar Del Plata, na Argentina, a partir de sexta-feira. A informação foi dada pelo porta-voz do Planalto, Marcelo Baumbach. Antes do início da reunião, Lula terá dois encontros bilaterais: com o presidente do México, Felipe Calderón, e com o Rei Juan Carlos, da Espanha. Dilma já havia cancelado sua participação na União de Nações Sul-Americanas (Unasul), na semana passada, em Georgetown, na Guiana.

TÂNIA MONTEIRO, Agência Estado

02 Dezembro 2010 | 16h47

Segundo Baumbach, embora os presidentes discutam neste tipo de encontro qualquer tema que surja, os vazamentos do site WikiLeaks, com mensagens diplomáticas de embaixadores norte-americanos sobre considerações sobre os mais diversos países, não estão na pauta. Baumbach reiterou que o presidente Lula considera este tema de "menor importância".

Na plenária de Mar Del Plata, além da discussão sobre o tema educação para inclusão social, deverá ser emitida uma declaração política tratando da defesa da democracia na região, do combate ao crime organizado e da luta contra terrorismo, condenando a ocupação das Ilhas Malvinas pelos ingleses e novos apelos ao fim do embargo norte-americano a Cuba.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.