Dida Sampaio/Estadão - 15.10.2013
Dida Sampaio/Estadão - 15.10.2013

Dilma indica ex-chanceler para embaixada nos EUA

Presidente encaminha ao Senado nome de Luiz Alberto Figueiredo Machado, que deixou o Itamaraty em janeiro

Luci Ribeiro, O Estado de S. Paulo

06 de março de 2015 | 10h38

Brasília - A presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Senado Federal a indicação do ex-ministro das Relações Exteriores Luiz Alberto Figueiredo Machado para exercer o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Figueiredo foi substituído por Mauro Luiz Iecker Vieira no comando do Itamaraty no início deste ano, quando Dilma fez mudanças em seu ministério para o segundo mandato.

O nome de Figueiredo consta de mensagem da presidente publicada no Diário Oficial da União. Na edição desta sexta-feira, 6, do documento, Dilma ainda envia ao Senado as indicações dos diplomatas Tovar da Silva Nunes para embaixador na Índia e no Reino do Butão, cumulativamente, de Antônio Carlos de Salles Menezes para embaixador na República Togolesa e de João Alberto Dourado Quintaes para embaixador na República do Mali.

Figueiredo chegou a ser cotado para ficar à frente do Itamaraty, mas foi demitido por Dilma menos de 30 horas antes da posse do segundo mandato. Ressalvas em torno da atuação do ministro contribuíram para a troca. Figueiredo era contestado pela falta de experiência e conhecimento na área comercial, considerada vital para que o Brasil tente retomar o crescimento econômico.

Tudo o que sabemos sobre:
Luiz Alberto Figueiredo Machado

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.