Dilma convida Ideli Salvatti para comandar articulação política

Ministra assumirá pasta das Relações Institucionais no lugar de Luiz Sérgio, que assume o lugar dela no Ministério da Pesca.

João Fellet, BBC

10 de junho de 2011 | 17h12

Três dias após a demissão do ex-ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, o governo anunciou nesta sexta-feira que a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti (PT-SC), foi convidada a assumir a Secretaria de Relações Institucionais, órgão responsável pela articulação política do governo.

O atual titular da pasta, Luiz Sérgio, ocupará o posto deixado por Ideli no Ministério da Pesca.

Segundo nota divulgada pela assessoria da Presidência da República, os ministros assumirão suas novas funções na próxima segunda-feira.

Com a saída de Palocci, considerado o principal articulador político do governo, e a nomeação em seu lugar de uma ministra com perfil técnico - a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) -, surgiram rumores de que Luiz Sérgio seria o próximo a deixar o cargo, já que a base aliada estaria insatisfeita com suas ações de articulação.

Líder do governo no Senado durante o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, Salvatti, de 59 anos, também cumpriu dois mandatos como deputada estadual em Santa Catarina, entre 1995 e 2003.

Em janeiro, assumiu a pasta da Pesca e Aquicultura. Formada em física pela Universidade Federal do Paraná, é casada e tem dois filhos.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.