Dilma: Brasil passa por 'mudanças importantes'

A presidente Dilma Rousseff destacou nesta terça-feira, durante 11º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que o Brasil passa por mudanças importantes. "Tivemos uma mudança de trajetória no Brasil. Colocamos no centro do desenvolvimento uma questão essencial. A principal característica do desenvolvimento que inauguramos foi colocar pessoas no centro da questão", afirmou a presidente.

RAFAEL MORAES MOURA, Agência Estado

05 de março de 2013 | 21h03

Dilma destacou que o País passou a se preocupar se as pessoas vivem melhor e se têm mais oportunidades. Ela lembrou ainda que o País tem uma das menores taxas de desemprego e disse que, contra a corrente internacional, foram criados 19 milhões de empregos formais nos últimos anos. A presidente disse ainda ter orgulho da política de valorização do salário mínimo.

Ela voltou a falar da Bolsa Família e da iniciativa do governo em aperfeiçoar o cadastro para esses programas sociais, de forma a melhorar a vida das pessoas. "A superação da pobreza extrema não é nenhum milagre, nenhum atraso. É fruto do trabalho sistemático e vontade política de não aceitar conviver com a pobreza", enfatizou.

"Já teve época em que acreditaram que era possível o País ser rico e o povo ser pobre, mas sobretudo na questão do Brasil sem Miséria, trata-se da gente perceber que temos de ter o compromisso de superar a pobreza extrema", completou.

A presidente destacou que o fim da miséria extrema é apenas o começo. "Esse começo significa formação profissional, tem de ter formação profissional nesse País", disse a presidente, ressaltando que o agricultor tem que ter condições de se aperfeiçoar, ter formação técnica e sair da pobreza pelo caminho de um trabalho qualificado.

Tudo o que sabemos sobre:
DilmaCongressoTrabalhadores

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.