Dia Internacional Contra a Corrupção é marcado por manifestações em todo o País

Em Brasília, 1,2 mil pessoas fizeram uma corrida de dez quilômetros pela Esplanada dos Ministérios

Efe,

09 de dezembro de 2012 | 18h41

Milhares de pessoas foram às ruas neste domingo em várias cidades do País para participar dos atos ligados ao Dia Internacional Contra a Corrupção, no qual pediram "mão dura" e celebraram as recentes condenações dos políticos envolvidos no caso mensalão.

Em Brasília, os organizadores da manifestação convocaram uma corrida de dez quilômetros pela Esplanada dos Ministérios, onde estão todos os edifícios do poder público, incluindo o Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou 25 políticos e empresários por práticas corruptivas denunciadas em 2005.

Muitos dos participantes - 1,2 mil, segundo fontes policiais - expressaram seu apoio ao Supremo com cartazes e cânticos, nos quais pediam aos juízes seguirem sendo "duros" e "intransigentes" com a corrupção.

"Estamos realizando avanços consistentes na luta contra a corrupção, mas também queremos que essa luta não acabe e que se aprofunde cada vez mais", declarou Ziller Henrique, funcionário do Tribunal de Contas e um dos organizadores da corrida.

As manifestações contra a corrupção também se repetiram em São Paulo e em outras capitais regionais, nas quais a tônica também foi o apoio ao Supremo e a celebração pelo resultado do chamado "julgamento do século".

Nesse processo, que começou no último dia 2 de agosto, a corte apresentou 37 acusados, dos quais 25 foram declarados culpados, entre eles o ex-ministro da Presidência José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o antigo tesoureiro dessa formação Delúbio Soares.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.