PUBLICIDADE

Deputadas usam figuras de Bolsonaro e Che Guevara de fundo em sessão virtual da Alerj

Enquanto Alana Passos (PSL) apareceu à frente de uma representação do presidente em papelão, Zeidan Lula (PT) deixou ao fundo um quadro do revolucionário

Por Caio Sartori
Atualização:

RIO - Apesar do isolamento social, a deputada Zeidan Lula (PT) tinha companhia quando apareceu na sessão virtual desta quinta-feira da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Sobre seu ombro esquerdo, à direita da transmissão, figurava o rosto de Ernesto Che Guevara, emoldurado na parede.

Minutos depois, em meio à nacionalização do debate sobre o combate ao coronavírus, uma representante do outro lado do espectro político assumiu o microfone - o do seu computador - para defender o presidente Jair Bolsonaro. Mas, além das palavras, Alana Passos (PSL) fez questão de aparecer com a imagem do presidente ao fundo, também sobre o ombro esquerdo. Em vez de um quadro, contudo, Bolsonaro despontou na forma de um papelão de corpo inteiro colado num armário de MDF. 

A deputada estadual Zeidan Lula (PT) participou de sessão virtual da Alerj em frente a quadro de Che Guevara Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Zeidan está no segundo mandato na Alerj. Seu marido, Washington Quaquá, é ex-presidente do PT no Rio e, quando prefeito de Maricá, deu início às obras de um hospital cujo nome homenageia Guevara. 

Alana, por sua vez, é deputada de primeiro mandato. Foi eleita na esteira do bolsonarismo em 2018 e, quando o PSL se dividiu, passou a integrar o grupo que pretende formar o partido Aliança Pelo Brasil, projeto da família Bolsonaro. Com a entrada do núcleo duro do Aliança no Republicanos, ela almeja disputar a Prefeitura de Queimados, na Baixada Fluminense, na próxima eleição municipal. 

Nas sessões virtuais da Alerj, a moda de exibir bibliotecas caseiras não tem vez. Poucos deputados, como Eliomar Coelho (PSOL), expõem suas estantes. A maioria opta por cenários informais e, muitas vezes, mal enquadrados. 

A deputada estadual Alana Passos (PSL) discursou em sessão virtual da Alesp com Bolsonaro de papelão ao fundo Foto: Reprodução

O presidente da Casa, André Ceciliano (PT), costuma atuar, a um só tempo, como líder das sessões e técnico de informática. Alguns deputados deixam o microfone ligado quando não estão no seu momento de fala - ou, ao contrário, esquecem de ligá-lo na hora de se pronunciar. 

A Alerj aprovou na tarde desta quinta-feira um projeto de decreto legislativo (PDL) que autoriza 66 municípios do Estado a entrarem em situação de calamidade pública. A votação foi simbólica, com todos os deputados votando a favor - independentemente de Che Guevara ou Bolsonaro. 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.