Dida Sampaio/Estadão
Dida Sampaio/Estadão

Deputados terão reunião com ministro do TSE para ouvir sugestões sobre financiamento de campanha

Encontro com Herman Benjamin na noite desta segunda-feira, 13, terá a participação do presidente da Comissão da Reforma Política, Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), e do relator Vicente Cândido (PT-SP)

Daiene Cardoso, O Estado de S.Paulo

13 Março 2017 | 18h55

BRASÍLIA - O presidente da Comissão da Reforma Política, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), se reunirá na noite desta segunda-feira, 13, com o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin para ouvir sugestões para uma nova lei de financiamento de campanhas eleitorais. Benjamin é o relator do processo de cassação da chapa presidencial de Dilma Rousseff e Michel Temer.

"Ele tem a prática que pode ajudar a formar a legislação", justificou Vieira Lima. O relator da reforma política, Vicente Cândido (PT-SP), também participará da reunião e tende a incluir as sugestões no relatório final.

O peemedebista disse que o texto em construção deve prever o financiamento público e doações de pessoa física, mas ainda não está claro como o modelo seria construído. Os deputados consideram que o ministro é um especialista em financiamento de campanha e afirmam que ele pode dar grandes contribuições ao projeto em formatação.

O objetivo é aprovar uma nova legislação em tempo de entrar em vigor nas eleições de 2018. "Eleição custa dinheiro e temos certeza que tem que haver algum tipo de financiamento", afirmou Vieira Lima.

Questionado sobre a sugestão do líder do PT, Carlos Zarattini (SP), de criação de uma nova lei que defina de forma clara o que pode ser enquadrado como corrupção em doações eleitorais, o peemedebista disse que a legislação já é clara. "Não sei como deixar mais claro", comentou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.