Nilton Fukuda/Estadão
Nilton Fukuda/Estadão

Aliado de Cunha confirma que assumirá vaga no Conselho de Ética

Segundo Paulinho da Força, ele será indicado para a vaga de Wladimir Costa, do Solidariedade, que renunciou alegando motivo de saúde

IGOR GADELHA, O ESTADO DE S.PAULO

10 Novembro 2015 | 14h27

Brasília - O presidente do Solidariedade, deputado Paulo Pereira da Silva (SP), o Paulinho da Força, afirmou nesta terça-feira ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estadao, que será indicado para a vaga do deputado Wladimir Costa (SD-PA) no Conselho de Ética. Costa renunciou ao posto de membro titular do colegiado hoje. Segundo Paulinho, a indicação deverá ser feita até o fim do dia pelo líder do Solidariedade na Câmara, Arthur Maia (BA).

Aliado bastante próximo do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Paulinho  será um dos 21 membros do Conselho de Ética que deverão julgar o processo por quebra de decoro parlamentar que poderá levar à cassação de Cunha. Em entrevistas recentes, o deputado do Solidariedade disse que acredita na inocência do presidente da Câmara.

Paulinho da Força é réu em ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de crime contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. A defesa do parlamentar nega as acusações e sustenta que ele foi vítima de tráfico de influência de um grupo criminoso. 

Renúncia. Wladimir Costa apresentou nesta terça sua carta de renúncia ao posto de membro titular do Conselho de Ética nesta terça alegando motivo de saúde. O parlamentar está de licença médica. Diferentemente das outras comissões da Câmara, nas quais lideranças partidárias podem fazer mudanças na composição a qualquer momento, no Conselho deputados indicados pelos partidos ocupam um mandato de dois anos e só podem deixar o colegiado em caso de morte ou renúncia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.