Wildes Barbosa/O popular
Wildes Barbosa/O popular

'Demóstenes foi humilhado na CPI', diz senador Taques

Depois de bate-boca com deputado, ele disse que os fatos revelados até agora contra Demóstenes 'são gravíssimos'

Ricardo Brito, da Agência Estado

31 de maio de 2012 | 15h58

O senador Pedro Taques (PDT-MT) afirmou nesta quinta-feira, 30, em discurso no plenário, que o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) foi humilhado nesta manhã em audiência da CPI do Cachoeira. Taques envolveu-se em um bate-boca com o deputado Silvio Costa (PTB-PE), que criticou duramente na sessão o silêncio do senador goiano, suspeito de defender interesses do contraventor Carlinhos Cachoeira.

"O senador Demóstenes foi, sim, humilhado ali (na CPI)", afirmou. Para Taques, o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), deveria tê-lo dispensado depois que o parlamentar disse que iria ficar calado. O senador do PDT afirmou que os fatos revelados até agora contra Demóstenes "são gravíssimos". Taques disse que não pode um senador receber um rádio Nextel e manter um relacionamento com um "empresário do crime", como é o Cachoeira. "Eu já formei a minha convicção a respeito dos fatos", afirmou Taques.

Ex-procurador da República durante 15 anos, Taques disse ter feito mais de mil prisões, processado milhares de pessoas, prendido deputado que "torturava pessoas com ácido e senador que desviava recursos federais", uma referência indireta a, respectivamente, Hildebrando Pascoal e Jader Barbalho. Mas ressaltou que é preciso assegurar as prerrogativas de todos, mesmo investigados.

Em plenário, os senadores Ana Amélia (PP-RS), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Alvaro Dias (PSDB-PR) manifestaram apoio à atitude de Taques. "O deputado mereceria um ato de admoestação, de reprovação, dos pares na Câmara dos Deputados", sugeriu Ana Amélia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.