Sidney Lins/Liderança do DEM
Sidney Lins/Liderança do DEM

DEM respalda candidatura de Rodrigo Maia à presidência da Câmara

O deputado José Carlos Aleluia (BA) também queria lançar candidatura ao posto; ele foi derrotado em votação simbólica

Julia Lindner, O Estado de S. Paulo

12 de julho de 2016 | 07h49

BRASÍLIA - A bancada do DEM na Câmara dos Deputados decidiu respaldar a candidatura de Rodrigo Maia (RJ) à presidência da Casa, na noite desta segunda-feira, 11. 

Havia um impasse entre os democratas, pois o deputado José Carlos Aleluia (BA) também queria lançar candidatura ao posto. Ele foi derrotado em votação simbólica, o que gerou desconforto na bancada. Segundo os parlamentares, a candidatura de Aleluia foi "tardia". Para eles, Maia estava mais preparado e tinha conseguido reunir um apoio maior entre os outros partidos. 

Durante a votação, os deputados afirmaram que Aleluia ficou "chateado" e que pediu para que a votação da bancada fosse feita nesta terça, 12. O líder do partido, Pauderney Avelino (AM), contudo, negou a solicitação, afirmando que não havia mais tempo. Segundo Pauderney, os deputados vão intensificar a campanha de Maia e vão buscar apoio dos outros parlamentares individualmente, independente dos partidos.

"O momento é de agregar a partir de uma candidatura que possa unir a Câmara. Rodrigo, que esteve à frente de momentos muito importantes para a Casa, está diante agora de um novo desafio, que é de recuperar o protagonismo da Câmara, respeitando as diferenças ideológicas e garantindo a todos vez e voz", disse Pauderney.

Embora a maioria da bancada do DEM tenha decidido apoiar Maia, Aleluia ainda pode lançar uma candidatura avulsa. Ao Broadcast Político, ele disse que ainda não sabe se irá se inscrever. Onyx Lorenzoni (RS) afirmou que a expectativa é de que Aleluia abra mão de pleitear a vaga, porque a candidatura dele dificultaria as coisas.

Maia é cotado como um dos favoritos para a disputa. A expectativa é de que ele vá para o segundo turno com o candidato do centrão, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF). Apesar de já terem feito o anúncio, nenhum deles protocolou a candidatura na Secretaria da MESA. Até agora, há nove inscritos; o número deve chegar a 16. A eleição será quarta-feira, 13, às 16h.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.