Debate da série 'O Futuro do Brasil' discute os desafios da educação

Participantes temem o fim do sistema de avaliações do ensino no Brasil e distorções no ensino superior.

BBC Brasil, BBC

22 de setembro de 2010 | 18h15

O segundo debate da série "O Futuro do Brasil, organizada pela BBC Brasil e a rádio CBN na segunda-feira, abordou o tema "A Capacidade do Brasil - O Papel da Educação".

A discussão, segunda em uma série de três, contou com a participação da diretora-executiva da Fundação, Lemann, Ilona Becskeházy, do economista e professor da Faculdade de Economia da USP (Universidade de São Paulo) Naércio de Menezes Filho, e de Mozart Neves Ramos, da ONG Todos pela Educação.

Os especialistas discutiram os vários desafios do setor e alertaram para o risco de o novo governo abandonar o sistema de avaliações nacionais, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Outro problema discutido pelos debatedores foi a distorção no ensino superior. Para os participantes o Brasil precisa melhorar a qualidade das universidades e fazer com que seus cursos atendam às necessidades do mercado.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.