Datafolha: Tarso Genro tem 44% no RS

Com o resultado, candidato do PT pode vencer no 1º turno; peemedebista José Fogaça e a tucana Yeda Crusius caem dois pontos

Cido Coelho, do estadão.com.br

17 Setembro 2010 | 05h32

SÃO PAULO - O candidato do PT, Tarso Genro, pode vencer as eleições no Rio Grande do Sul no primeiro turno. É o que aponta a pesquisa Datafolha que foi realizada entre os dias 13 e 14 de setembro e divulgada na madrudaga desta sexta-feira, 17.

O candidato petista segue com 44% das intenções de voto, seguido por José Fogaça (PMDB), que perdeu dois pontos e agora está com 24%. Yeda Crusius (PSDB), que tenta a reeleição, também perdeu dois pontos e agora está com 11%.

Considerados os votos válidos, Tarso Genro teria 54%, Fogaça 30% e Yeda, 14%.

Num eventual segundo turno, entre Genro e Fogaça, o candidato do PT teria 53% das intenções de votos, e o peemedebista, 35%.

Rejeição

A candidata do PSDB, Yeda Crusius, tem a maior taxa de rejeição, com 44%. Tarso Genro é rejeitado por 15% e José Fogaça segue com 14%.

Capital e região metropolitana

Na região metropolitana de Porto Alegre, Genro cresceu cinco pontos e agora está com 47% das intenções de voto, enquanto Fogaça se estabilizou em 28%. Na capital, onde o petista foi prefeito, a intenção de voto sobe de 38% para 42%, e Fogaça cai para 29%, perdendo dois pontos.

Número dos candidatos

Os eleitores de Tarso Genro que declaram o número correto do candidato somam 49%. Entre quem prefere José Fogaça, 73% não souberam responder o número certo.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos A pesquisa foi realizada com 1.255 eleitores e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), sob número 46872/2010.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.