Datafolha: Richa abre 12 pontos sobre Dias no Paraná

O candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, ampliou para 12 pontos porcentuais a diferença que tem em relação a seu principal concorrente, Osmar Dias (PDT), de acordo com pesquisa Datafolha divulgada hoje pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), afiliada à Rede Globo. No dia 26 de julho, Richa tinha 43% das intenções de voto e, agora, está com 46%. Já Dias baixou de 38% para 34% nesta nova sondagem.

EVANDRO FADEL, Agência Estado

13 de agosto de 2010 | 19h45

Os outros candidatos - Avanilson Araújo (PSTU), Luiz Felipe Bergmann (PSOL), Paulo Salamuni (PV), Robinson de Paula (PRTB) e Amadeu Felipe (PCB) - não atingiram 1% das preferências dos eleitores. Na pesquisa anterior, apenas Salamuni tinha recebido 1%. Os votos brancos e nulos baixaram de 3% para 2%, enquanto os que não souberam responder subiram de 14% para 16%. A margem de erro é de três pontos porcentuais. O Datafolha ouviu 1.221 eleitores em 46 municípios entre os dias 9 e 12. A pesquisa foi registrada no TRE-PR sob número 18123/2010 e no TSE sob número 22777/2010.

Senado

Na mesma pesquisa os eleitores foram ouvidos sobre as preferências para o Senado. O ex-governador Roberto Requião (PMDB) continua à frente com 49% das intenções, um ponto porcentual a menos do que tinha na sondagem anterior. A candidata do PT, Gleisi Hoffmann, subiu de 28% para 31%. Ricardo Barros (PP) baixou de 19% para 15%, enquanto Gustavo Fruet (PSDB) reduziu de 16% para 13%. Os votos brancos e nulos também baixaram de 19% para 10%; os que não souberam responder subiram de 56% para 69%.

O candidato Gilberto de Araújo (PCB) manteve os mesmos 3% da pesquisa anterior, já Rubens Hering (PV), que tinha 3%, agora aparece com 2%. Com o mesmo porcentual estão os candidatos do PSOL Luiz Piva, que tinha 1% na anterior, e Valmor Venturini, que manteve o índice. Os candidatos do PRTB, Sargento Ademir Pedroso e Sargento Rivaldir Jensen, e do PT do B, Irineu Fritz, mantiveram os mesmos 1%. Cláudio Timossi (PSTU) não tinha alcançado 1% na pesquisa anterior e agora não pontuou.

Tudo o que sabemos sobre:
Eleições 2010pesquisaDatafolhaPR

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.