Datafolha: Dilma tem 50%; Serra está com 28%

Candidata petista segue na liderança e com o resultado poderia vencer no 1º turno; Marina Silva sobe um ponto e agora tem 10%

Cido Coelho e Rodrigo Alvares, do estadão.com.br

04 Setembro 2010 | 02h26

SÃO PAULO - Na madrugada deste sábado, 4, o instituto Datafolha divulgou os números da nova pesquisa sobre a disputa à Presidência da República. A candidata Dilma Rousseff (PT), segue na liderança, com 50% das intenções de voto. José Serra (PSDB), tem 28% da preferência do eleitor. Marina Silva (PV) tem 10%. A pesquisa foi realizada nos dias 02 e 03 de setembro, com 4.314 entrevistados, em 203 municípios.

O resultado levaria a candidata petista a vencer no primeiro turno. Na última pesquisa, Dilma Rousseff estava com 49%, e agora tem 50% das intenções de voto.

O tucano José Serra caiu em relação a pesquisa anterior, estava com 29% e agora foi a 28%. Marina Silva, do PV, subiu um ponto e está com 10% da preferência do eleitorado.

Os votos em branco, nulo ou nenhum candidato somam 4%. Já os indecisos somam 7%.

Nas capitais e regiões metropolitanas, a candidata verde tem melhor desempenho, Marina Silva chega a 14%, contra 27% do Serra e 47% de Dilma.

O instituto aponta que se a eleição presidencial acontecesse hoje, descontando os votos brancos e nulos, a candidata petista teria mais de 50% dos votos válidos. Nessa lógica, Dilma tem 56%, Serra 32% e Marina 11%.

Segundo turno

Num eventual segundo turno, Dilma também venceria Serra, com o resultado de 56% a 36% dos votos. Os votos em branco ou nulo somariam 5% e os indecisos 4%.

Rejeição

A taxa de rejeição da petista subiu dois pontos e agora Dilma tem 21%. Na pesquisa anterior, tinha 19%.

Com José Serra, a rejeição aumentou três pontos, passando de 28% para 31%. Marina Silva, também teve o aumento da taxa e agora tem 17% da rejeição, contra 16% da semana passada.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados falam em quem vão votar sem ver uma lista de nomes, Dilma Rousseff chegou aos 38%, três pontos a mais do que na pesquisa anterior, quando somava 35%. José Serra tinha 18% e subiu para 19%, Marina Silva estava com 5% e agora foi a 6%.

Quem vence as eleições?

Quando questionados sobre quem vai vencer as eleições no dia 3 de outubro, 69% dizem que a candidata do PT, Dilma Rousseff, vai ganhar o pleito. Na última pesquisa, o número era de 63%. Apenas 15% dos entrevistados disseram que o tucano, José Serra, venceria a eleição. Com a candidata verde, Marina Silva, o resultado vai para 1%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 27903/2010. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.