Datafolha: Dilma para de cair e mantém chances de vencer no 1º turno

Candidata do PT oscilou para cima; Serra e Marina perderam um ponto e seguem estabilizados

Cido Coelho, do estadão.com.br

30 Setembro 2010 | 01h17

SÃO PAULO - A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, mantém as chances de vencer no 1º turno. É o que aponta a pesquisa Datafolha, que foi divulgada na madrugada desta quinta-feira, 30. Segundo o instituto, Dilma tem 47%, Serra 28% e Marina 14% das intenções de voto.

 

Veja também:

link José Roberto de Toledo: Na média, Dilma tem 53% dos votos válidos

link Em SP, Alckmin perde 6 pontos, mas ainda venceria no 1º turno

link No RJ, Sérgio Cabral seria reeleito no 1º turno

link Em MG, Anastasia pode vencer Hélio Costa no 1º turno

link No DF, aumentam as chances de Agnelo ser eleito

link No PE, Eduardo Campos pode vencer com ampla vantagem

link Na BA, Jaques Wagner seria eleito no 1º turno

 

O levantamento, que foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro, mostra que a petista subiu um ponto em relação à pesquisa anterior e agora tem 52% dos votos válidos, dos quais são excluídos brancos e nulos.

José Serra (PSDB) caiu um ponto e agora tem 31% dos votos válidos. Marina Silva (PV) também perdeu um ponto e agora está com 15%. A soma dos resultados dos adversários da petista é de 48%. Para Dilma vencer no primeiro turno, é necessário ter 50% dos votos mais um.

Como a margem de erro da pesquisa varia dois pontos percentuais para cima ou para baixo, Dilma pode vencer com 54% dos votos válidos ou até mesmo ir para uma disputa no segundo turno.

Nas regiões do país, a petista se recuperou no Sul, entre os eleitores de 35 a 59 anos e com os eleitores que ganham entre dois e cinco salários mínimos - de R$ 1.020 a R$ 2.550. Na última pesquisa, Dilma tinha perdido mais pontos. Além disso, a petista recuperou pontos com os eleitores com ensino fundamental e os da região Sudeste.

Escândalo da Casa Civil

Antes do caso da quebra de sigilo fiscal de membros do PSDB e da demissão da ministra da Casa Civil Erenice Guerra, Dilma teve 57% dos votos válidos.

Passados quinze dias, a petista perdeu seis pontos e chegou aos 51%, perdendo cerca de 6 milhões de votos. Com a nova pesquisa, a candidata ganhou um ponto e tem 52%.

Segundo turno

Num eventual 2º turno, Dilma subiu um ponto e passou de 52%¨para 53%. Serra manteve os 39%.

Número dos candidatos

Questionados sobre o conhecimento do número dos candidatos, 55% acertaram os números e 40% admitiram não saber.

Os eleitores que pretendem votar em Marina, 39% disseram o número certo. Com os eleitores de Dilma, 64% acertaram e 53% disseram o número correto de Serra.

A pesquisa foi realizada com 13.195 eleitores, em 483 municípios. E foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 33119/2010.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.