Datafolha: Dilma abre 17 pontos e venceria no 1º turno

Se a eleição fosse hoje, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, seria eleita já no primeiro turno. Segundo pesquisa Datafolha, ela dobrou a vantagem sobre o seu principal adversário, o candidato do PSDB, José Serra, aparecendo com 47%, diante de 30% de Serra, e 9% de Marina Silva (PV). Na pesquisa anterior, feita entre os dias 9 e 12, Dilma estava com 41% e Serra com 33%. A pesquisa realizada em todo território nacional, ontem, ouviu 2.727 entrevistados. Sua margem de erro é de dois pontos porcentuais.

AE, Agência Estado

21 de agosto de 2010 | 10h51

A candidata do PV oscilou negativamente em relação à última pesquisa, na qual obteve um ponto a menos. Os outros candidatos não pontuaram. Os que votam em branco, nulo ou nenhum são 4%, e os indecisos, 8%. De acordo com a pesquisa, a candidata petista obteria 54% dos votos válidos, superando os 50% necessários para se eleger no primeiro turno.

Esta pesquisa é a primeira a ser divulgada logo depois do início do horário eleitoral gratuito. Dentre os entrevistados, 34% assistiram pelo menos uma vez ao horário eleitoral. Dilma tem 53% e Serra, 29% das intenções de voto entre esses espectadores.

Tendo apostado na associação com o presidente Lula, com altos índices de aprovação, a petista cresceu e oscilou positivamente em todos os segmentos. A exceção foi o de maior renda, acima de dez salários mínimos. Neste último, Dilma manteve os 28% de intenção de voto do último levantamento. Mesmo assim, distância para Serra se reduziu, pois o tucano recuou de 44% para 41%.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.