Datafolha: Anastasia pode vencer já no primeiro turno

Numa das mais acirradas disputas desta eleição, o governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Antonio Anastasia (PSDB), consolidou a virada frente a Hélio Costa (PMDB), com o crescimento de sua vantagem e já no limite da margem de erro para vencer a eleição ainda no primeiro turno, segundo pesquisa Datafolha, divulgada hoje pelo jornal Folha de S.Paulo.

AE, Agência Estado

30 de setembro de 2010 | 11h31

Anastasia tem agora 52% dos votos válidos, enquanto Costa soma 43%. Na pesquisa de intenções de voto, o governador somou um ponto porcentual e foi a 43%, enquanto Costa manteve a trajetória de queda, com recuo de um ponto porcentual, para 36%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais. A pesquisa foi registrada no TRE estadual sob o número 76.361/2010.

O Datafolha apontou que o governador do Rio de Janeiro e candidato a reeleição, Sergio Cabral (PMDB), mantém a liderança do pleito estadual, com 67% dos votos válidos, enquanto Fernando Gabeira (PV) tem 21%.

Apesar da liderança de Cabral, a diferença entre os dois candidatos, segundo o instituto de pesquisa, caiu. Cabral caiu dois pontos porcentuais, para 58%, e Gabeira subiu um ponto, soma agora 18%. Os demais candidatos somam 10% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais. A pesquisa foi registrada no TRE estadual sob o número 84.383/2010.

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), também manteve a liderança pela disputa pelo governo do Estado, de acordo com o Datafolha. Se a eleição fosse hoje, ele seria eleito com 57% dos votos válidos, enquanto seu principal adversário, Paulo Souto (DEM), soma 21%. Geddel Vieira Lima (PMDB) tem 17% dos votos válidos, segundo o instituto. A margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais. A pesquisa foi registrada no TRE estadual sob número 43.540/2010.

O Datafolha também aponta que a eleição de Pernambuco será definida já primeiro turno. Embora a vantagem do governador Eduardo Campos (PSB) sobre Jarbas Vasconcelos (PMDB) tenha caído seis pontos porcentuais em uma semana, a distância continua grande. Campos tem agora 78% dos votos válidos, enquanto Jarbas soma 20%.

Na disputa pelo Senado, o destaque é a terceira colocação do senador Marco Maciel (DEM), que tem 22% dos votos válidos, enquanto Armando Monteiro (PTB) soma 30% e Humberto Costa (PT) ocupa a primeira colocação com 36% dos votos válidos. A margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais. A pesquisa foi registrada no TRE estadual sob número 50.508/2010.

Tudo o que sabemos sobre:
Eleições 2010pesquisaDatafolhaMG

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.