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Contran torna sem efeito radar terceirizado

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Por Agencia Estado
Atualização:

Dentro de 30 dias, as multas de trânsito de radares eletrônicos contratados com cláusula de produtividade não terão validade. Ou seja, terão de ser revistos os contratos entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) - ou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) - e a empresa fornecedora do equipamento que prever remuneração com base na quantidade de autuações aplicadas ou porcentual sobre o valor cobrado. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, em Brasília, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Na prática, essa decisão obrigará as Prefeituras de São Paulo e Campinas, por exemplo, a rever todo os contratos. O conselho também determinou que todos os radares terão de registrar imagens e fixou a validade da regulamentação pela Deliberação 29. O uso de equipamentos eletrônicos em determinados trechos precisará ser comprovado por estudos técnicos, em um prazo de até 180 dias. Em setembro, uma confusão jurídica pôs em dúvida a validade das autuações feitas pelos equipamentos móveis, portáteis e estáticos. Isso porque a Deliberação 34 do conselho revogou a Resolução 131, que estabelecia os critérios técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade com radares. Alguns especialistas entendem que, ao revogar a resolução, também ficava invalidada a Deliberação 29, referendada por ela, o que o Contran decidiu nesta quinta-feira que era falso. À espera de uma deliberação do Contran, a CET e o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) continuavam esta semana a utilizar os radares, sem restrições, para fiscalizar a velocidade dos veículos. Em 19 de setembro, o Contran concluiu que todas as multas de radar são válidas, exceto as aplicadas sem a presença de uma autoridade de trânsito ao lado do aparelho móvel, estático ou portátil - não do fixo. Nesses casos, a multa não é válida. Mas quem pagou por essas infrações só receberia o dinheiro de volta por ação da Justiça. Em São Paulo, a Prefeitura tem a expectativa de que a receita com multas suba 15,39% com o aumento no número de radares. Na capital existem 20 radares estáticos, 40 fixos e 30 lombadas eletrônicas. A previsão é de que o número de lombadas chegue a 100, e o de radares estáticos, a 40. No Estado, nas estradas sob concessão, há 33 radares fixos e 15 estáticos. Nas rodovias administradas pela Dersa são 3 radares estáticos. Nas rodovias administradas pelo DER, os 15 radares estáticos e os 15 móveis são operados pela Polícia Rodoviária Estadual.

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